Com PES 2012 Konami dá continuidade ao diálogo com os fãs e tenta melhorar os aspectos-chave do jogo de acordo com o pedido dos jogadores. O foco principal no PES 2011 é para oferecer o mais elevado nível de desafio, jogabilidade e realismo. Após o feedback dos fãs, a AI foi drasticamente mudar para melhorá-lo em todos os aspectos. Além disso, o trabalho em equipe é agora uma parte crucial de ser bem sucedido no jogo - o que torna o jogo ainda mais próximo da experiência real.
O trailer foi lançado em show de pré-E3, da Konami, e dá uma ótima impressão sobre como as novas adições irão enriquecer a experiência PES.
Active AI: No PES 2012 da tentativa de recriar a gameflow e caiu de uma equipa de futebol real, AI ativa desempenha um papel importante. Os jogadores agora não vou seguir todas as bolas, e em vez de tentar fazer impressões inteligente para criar um espaço livre ou para arrastar os defensores fora de posição. Os membros da equipe para pedir a bola, começa a correr para oferecer mais possibilidades para o passe ou o conjunto de rápido, corre em diagonal para surpreender os adversários. Médios vai tentar apoiar o titular da bola de costas. Active AI irá garantir que o fluxo natural do jogo continua a estar presentes - cada um com rotinas específicas para ataque e defesa. A tática de defesa para segurar jogo, que havia sido introduzido no ano passado, foi melhorada para proporcionar ainda mais controle e eficiência ao limitar o espaço para o ataque da oposição. Jogando como um aparelho reproduz um papel ainda maior agora. Os defensores, por instnace, mantendo uma linha firme, fará com que a distância entre eles não serão explorados, cair de volta em conjunto como uma unidade e rapidamente colmatar eventuais lacunas que possam aparecer. Individualmente, thay também tomar decisões mais inteligentes
Duels: duelos físicos são uma parte crucial do jogo. A força física de um jogador joga um papel imporant e tem uma grande influência sobre o tempo que um jogador ganha um duelo no campo. Dependendo do modo como um jogador for resolvido, ele vai descer ou pode ser capaz de permanecer em seus pés - as animações de duelos físicos têm sido bastante reforçada.
Gráficos: Vários aspectos gráficos do jogo foram trabalhadas. As expressões dos jogadores facial são mais diversos e os efeitos de luz foram melhorados ainda mais. Além disso, para adicionar mais coisas diferentes atmosfera ao lado do campo, tais como câmeras de TV ou fotógrafos, estão agora aniamted e sentir-se mais realistas.
Fora o controle da bola: Uma característica fundamental no PES 2012 é a possibilidade de escolher qualquer jogador em campo a qualquer momento. Um novo sistema que permite que você mude para qualquer jogador usando o stick analógico direito foi introtuced e permite um controle muito melhor na defesa e ataque.
Árbitro AI: Desde que os árbitros são muito importantes para o fluxo do jogo, eles foram completamente reformulados no PES 2012 para causar menos interrupções. Um trabalho muito tem sido feito sobre a lei da vantagem, os árbitros só vai parar o jogo se for realmente necessário e sejam capazes de mostrar de cartões amarelos em ocasiões posteriores, se a vantagem foi jogado.
Passando apoio: os usuários agora poderão escolher quanto querem apoio AI foi passar a bola em uma escala de um a cinco.
"Estamos felizes em anunciar extemamente todas essas melhorias que os fãs têm esperado", afirma Jon Murphy, líder da equipa PES Europeia. "No PES 2012, é tudo sobre a combinação de uma verdadeira simulação de futebol com uma grande experiência de jogo. O trailer mostra muitas das melhorias do jogo deste ano. No entanto, isso não é tudo o que mudaram no PES 2012, mas já estamos animado para ouvir as opiniões dos fãs.